sexta-feira, 29 de julho de 2011

Termina na próxima semana prazo de inscrição para ter desconto na conta de luz

Sabrina Craide Repórter da Agência Brasil   Brasília - Os consumidores de energia classificados nos critérios de baixa renda e que ... thumbnail 1 summary
Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil
 
Brasília - Os consumidores de energia classificados nos critérios de baixa renda e que utilizam entre 65 quilowatts-hora (kWh) e 80 kWh por mês têm até o dia 1º de agosto para se inscrever no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e garantir a manutenção dos descontos previstos na tarifa social de energia elétrica.

Quem ainda não está inscrito deve procurar a Secretaria de Assistência Social do município onde mora ou entrar em contato, por telefone, com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome. O número para ligação grátis é 0800-7072003. Depois da inscrição, o consumidor deve comparecer à distribuidora, que vai encaminhar as informações à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Com o desconto da tarifa social, a redução na conta de luz chega a 65% para quem consome até 30 kWh por mês, a 40% para quem consome entre 31 e 100 kWh/mês e a 10% para famílias que gastam de 101 a 220 kWh/mês. O desconto chega a 100% para para famílias indígenas e quilombolas que consumam menos de 50 kWh/mês.

No ano passado, a Aneel mudou as regras para conceder os descontos da tarifa social. Antes, o benefício era dado automaticamente para as unidades que consumiam até 80 kWh/mês, independentemente da renda familiar. Com as novas regras, a tarifa só será concedida para quem estiver inscrito no CadÚnico, que contempla as famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou de três salários mínimos no total.

Até o fim do ano, todas as famílias que têm direito ao benefício devem estar com a situação regularizada. O prazo de cadastramento para quem consome entre 40 kWh e 65 kWh termina no dia 1º de setembro. Para consumo entre 30 kWh e 40 kWh, a inscrição deve ser feita até o dia 1º de outubro e quem consome menos de 30 kWh deve se inscrever até 1º de novembro.

Edição: Vinicius Doria

Fonte: Agência Brasil

Hora da Família 2011 discute “Família, Pessoa e Sociedade”

P or: CNBB Dos dias 14 a 20 de agosto, acontece em todo o Br... thumbnail 1 summary
HORA-DA-FAMILIA-2011Dos dias 14 a 20 de agosto, acontece em todo o Brasil, o evento promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pela Comissão Nacional da Família, que é a tradicional “Hora da Família”.

Este evento, que está em sua 15ª edição é promovido desde 1992 e acontece anualmente no mês de agosto, que é o Mês Vocacional. Este ano, o tema do encontro é “Família, Pessoa e Sociedade”.

Os organizadores já lançaram o subsídio de 2011, que pode ser adquirido pela Secretaria Nacional da Pastoral Familiar, em Brasília. Até hoje, mais de 220 mil exemplares do subsídio já foram editados, desde a vinda do papa João Paulo II ao Brasil, em 1994. A publicação traz sugestões de celebrações, Terça das Famílias e reflexões sobre o Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia do Catequista, Dia do Nascituro, e outros.

Segundo dom Petrini, a Hora da Família deve ser celebrada como uma festa. “Quando uma família cristã faz festa, celebra o dom da vida e o dom da fé que cada um recebeu, festeja o dom do amor entre marido e mulher, o dom da maternidade e da paternidade, o dom do sacramento do matrimônio e, portanto, o dom que é a presença de Jesus Cristo na convivência familiar”, destacou o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, dom João Carlos Petrini.

Segundo o subsídio da Hora da Família 2011, os participantes do evento pretendem externar publicamente o seu apreço à família.

“O papa bento XVI destacou a importância da família para a edificação da sociedade e seu bem-estar e exortou a todos os cristãos a confiar em Deus como aquele que concede todos os bens e sustenta as famílias no seu cotidiano. Uma sociedade sólida nasce, certamente, do compromisso de todos os seus membros, mas tem necessidade da bênção e do suporte de Deus que, infelizmente, é frequentemente excluído e ignorado. Sem Deus, busca-se inutilmente construir uma casa estável, edificar uma cidade segura, porém, com Deus, teremos uma família rica de filhos e serena, uma cidade bem segura e defendida, livre de pesadelos e de insegurança”, disse o arcebispo de Londrina (PR) e ex-presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, dom Orlando Brandes, na apresentação do subsídio. Dom Orlando foi presidente da Comissão até maio desse ano.

Além da Secretaria Nacional da Pastoral Familiar, o interessado em adquirir o subsídio pode acessar o site da Comissão Nacional da Pastoral Familiar, no endereço www.cnpf.org.br ou no telefone: (61) 3443-2900. Nos Regionais da CNBB o material também pode ser adquirido junto aos casais coordenadores da Pastoral Familiar.

7º Encontro Mundial das Famílias

O papa Bento XVI escolheu, no dia 22 de janeiro de 2009, a cidade de Milão, Itália, como sede do próximo Encontro Mundial das Famílias. O tema do evento será “A Família, o Trabalho e a Festa”.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CNBB
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303

Despejo anunciado de 300 famílias sem-casa causa desespero em Itabira, MG

Por HC Tags: políticas públicas , sociedade Nota de repúdio ao despejo de 300 famílias sem-casa em Itabira. ... thumbnail 1 summary
Por HC

Nota de repúdio ao despejo de 300 famílias sem-casa em Itabira.
Em defesa da dignidade humana dos pobres de Itabira

O juiz André Luiz Pimenta de Almeida, da 1ª Vara Cível da Comarca de Itabira, MG, concedeu mandado de despejo para a Polícia despejar 300 famílias empobrecidas da Comunidade Drumond, que ocupa uma área no Bairro Drumond, em Itabira, MG, há 11 anos, em 1º de agosto próximo (2011). Isso para cumprir uma liminar de reintegração de posse para a Família Rosa, poderosa família itabirana. O processo está eivado de irregularidades. È legal, mas não é justo, não é ético.

O povo da Comunidade Drumond está acampado na frente da Prefeitura de Itabira há 60 dias cobrando moradia digna e respeito à dignidade humana. O prefeito já se comprometeu em enquadrar o povo no Programa Minha Casa Minha Vida e a arrumar terreno para construir moradia para o povo, mas isso levará, no mínimo, um ano.

Através de Ofício, ontem, dia 26/07, o Bispo dom Odilon Guimarães Moreira, pediu audiência em regime de urgência com Secretários do Governador Anastasia e com o Comando da Polícia. Objetivo: obter o adiamento do despejo até que seja construída moradias dignas para as 300 famílias, o que, aliás, já foi acordado entre a Prefeitura de Itabira e o Ministério das Cidades.

Selma Lúcia Coura Damasceno, secretária do Secretariado Diocesano de Pastoral Regional I, da Diocese de Itabira-Cel. Fabriciano nos dá informações preocupantes, tais como:

Na última sexta-feira, dia 22/07/2011, o presidente da Câmara de Vereadores de Itabira, de posse de uma lista com nomes das 300 famílias da Comunidade Drummond, lista segundo ele entregue pela secretária de ação social, a sra. Graça Carvalho, foi informando ao povo, em sua residência, onde a família estaria locada, se no bolsa aluguel ou no abrigo.

Como várias famílias não estavam locadas em nenhuma das listas, o povo entrou em desespero. Certo é que a Prefeitura de Itabira não tem abrigo nem bolsa aluguel suficiente para atender nem um quinto das famílias.

O vereador orientou as famílias para na segunda-feira, dia 01/08/2011, dia do despejo, procurarem a Secretaria de Ação Social para receber orientação.

Ontem à tarde, dia 26/07, várias famílias que diziam que estavam locados para ir para um abrigo receberam da sra. Edna, da Secretaria de Ação Social, a informação, por telefone, que não tem mais abrigo

Portanto a situação é muito tensa. Estamos fazendo Assembléia com o povo todo dia, porque todo dia aparece uma situação dramática. Tememos muito pelo povo. Não sabemos qual será a reação do povo. Aceitará ser humilhado mais ainda com o despejo?

Procurada pelo sr. Adilson, presidente da Associação do bairro Drummond, a Secretária da Ação Social de Itabira, a sra. Graça, ligou para o comandante da Polícia para perguntá-lo quais famílias iriam ser despejadas da área de litígio. Isto só reforça a tese segundo a qual a área em questão está cheia de irregularidade no processo. De fato, no processo a área a ser desocupada não está delimitada, o que é uma exigência legal. Ah, inclusive, na área terreno que é da Prefeitura. Logo, se o despejo for feito será de forma arbitrária sem saber onde, pois no processo não consta a delimitação da área.

Um dos abrigos que foi locado pela prefeitura não comporta mais que 30 famílias, e o outro também não. Como a prefeitura vai garantir abrigo para o povo? Eles mesmos sabem que têm muito mais famílias para serem abrigadas e que não tem realmente lugar para abrigar o povo.
O despejo não pode acontecer. Precisa ser adiado, se não será um massacre, no momento ou depois em conta conta. O despejo não resolverá o problema social lá instaurado, mas multiplicará muito o problema social que nunca se resolve com polícia, mas com política pública.

Estamos às portas de uma tragédia. O povo vai resistir, porque não agüenta mais ser maltratado, humilhado, pisado e violentado. Que Deus nos ajude e que as autoridades de Minas não deixem o despejo acontecer. 

Até quando os pobres de Itabira continuarão sendo pisados? Cumpre recordar que Itabira é berço da Companhia Vale do Rio Doce, terra do poeta Carlos Drumond de Andrade.

Itabira está, hoje, dentro de crateras de mineração da Vale. Itabira ostenta o título de ser a cidade do Brasil campeã no número de suicídio, de depressão e com uma grande desigualdade social.

Belo Horizonte, MG, Brasil, 27 de julho de 2011

Contato: 

Joviano Mayer, cel.: 31 8815 4021

Padre José Geraldo de Melo, cel.: 031 8727 0021

Frei Gilvander Moreira, cel.: 031 9296 3040.

Adilson, cel.: 031 8656 9616

Selma, cel.: 86611155

ASSINA essa NOTA:

Comissão Pastoral da Terra – CPT/MG.
Frei Gilvander Luís Moreira

EcoDebate, 29/07/2011

sábado, 23 de julho de 2011

Campanha Nacional do Desarmamento 2011: Em dois meses, campanha do desarmamento recolhe 9.160 armas

Em dois meses, campanha do desarmamento recolhe 9.160 armas ... thumbnail 1 summary
Em dois meses, campanha do desarmamento recolhe 9.160 armas
Daniella Jinkings
Repórter da Agência Brasil

 
Brasília – Em vigor há dois meses, a Campanha Nacional do Desarmamento 2011 arrecadou 9.160 armas e 30,9 mil munições em todo o país. O balanço nacional, divulgado hoje (6) pelo Ministério da Justiça, mostra que cada pessoa entrega, em média, uma arma. No caso das munições, são 36 unidades por pessoa.

De acordo com o ministério, os revólveres calibre 38 lideram a lista dos armamentos recebidos pelas polícias Federal e Rodoviária Federal, com 2.436 unidades recolhidas. Em segundo lugar estão os revólveres calibre 32, com 1.110 unidades (12%). Foram entregues ainda 32 fuzis, quatro metralhadoras e duas submetralhadoras.

A Campanha Nacional do Desarmamento prevê a indenização às pessoas que entregarem armas nos postos de arrecadação. Até o momento, o Ministério da Justiça pagou R$ 835 mil em reparações. Os valores variam de R$ 100 a R$ 300 por arma entregue.

A campanha segue até 31 de dezembro. De acordo com o ministério, depois dessa data, as entregas continuarão sendo aceitas, mas as pessoas que decidirem se desarmar não serão indenizadas. Delegacias de Polícia Civil, postos da Polícia Rodoviária Federal, batalhões da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros e unidades das Forças Armadas funcionam como postos de coleta. As unidades autorizadas para coleta de armas estão relacionadas na página oficial da campanha na internet.

Edição: Vinicius Doria

Dois milhões de brasileiros extremamente pobres ainda estão fora da rede pública de assistência social

Por: Agência Brasil Cidadania Roberta Lopes Repórter da Agência Brasil   Brasíli... thumbnail 1 summary
Por: Agência Brasil
Roberta Lopes
Repórter da Agência Brasil

 
Brasília - Dois milhões de pessoas ainda não são atendidas pelo Sistema Único de Assistência Social (Suas). O levantamento foi feito para o Programa Brasil sem Miséria, lançado no início de junho pela presidenta Dilma Rousseff. A informação foi dada hoje (21), durante a apresentação do Censo do Suas 2010, pela secretária de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social, Denise Colin.

“Das 16 milhões de pessoas em extrema pobreza, imagina-se que entre 1,5 milhão e 2 milhões precisam de um acompanhamento mais sistemático. É uma estimativa, porque a busca ativa é que vai nos dar essa informação”, disse a secretária

Denise disse ainda que, hoje, o Suas atende a 61 milhões de pessoas, sendo que 2 milhões de famílias são acompanhadas sistematicamente. Segundo o Censo do Suas, em 2010 haviam 6,8 mil centros de Referência de Assistência Social (Cras) em 4,7 mil municípios e 1,5 mil centros de Referência Especializados de Assistência Social (Cres) em 1,4 mil municípios.

Segundo a secretária, 129 municípios ainda não contam com a principal unidade de atendimento do Suas, que são os Cras. Destes, 25 ainda não aderiram ao sistema único. “São municípios com baixa capacidade de gestão, com dificuldade de atender aos pré-requisitos [necessários à adesão ao Suas], que são organizar um orgão gestor, ter um financiamento público e recursos próprios também”, explicou.

Entre os desafios para os próximos anos, a secretária aponta a necessidade de avançar sobre os locais ainda não integrados à rede pública de assistência. “Nosso próximo passo é garantir a cobertura de atendimento. Temos que ter um número de unidades proporcional à demanda para o atendimento. Na Região Norte, por exemplo, estamos adquirindo embarcações para que essas unidades sejam volantes e possam chegar a população ribeirinha. Outro passo é a qualificação dos serviços, aprimorando o corpo técnico."

A secretária de Desenvolvimento Social do município de Cruz Alta (RS) e presidente do Colegiado de Secretários de Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul, Gicélia Carvalho, disse que o maior problema no estado, onde está parte dos municípios que não têm unidades de atendimento do Suas, é a falta de compromisso dos gestores. “Faltam atenção e empenho dos gestores. Alguns gestores ainda pensam que fazer assistência social é dar um prato de sopa e promover campanha do agasalho”.

Edição: Vinicius Doria

Centros de Apoio Operacional já estão na nova sede do MP

Assessoria de Comunicação Social        Classificação da Notícia: Institucional ... thumbnail 1 summary
Assessoria de Comunicação Social        Classificação da Notícia: Institucional
                                19/07/2011 09:51:28
Redatora: Aline D'Eça (MTb-BA 2594)


Centros de Apoio Operacional
já estão na nova sede do MP

Os Centros de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Cidadania (Caoci), Cíveis, Fundações e Eleitorais (Caocife), Consumidor (Ceacon), Criminal (Caocrim), Educação (Ceduc), Infância e Juventude (Caopjij), Meio Ambiente (Ceama) e de Segurança Pública e Defesa Social (Ceosp) já estão funcionando na nova sede do Ministério Público, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). A mudança dos CAOs foi iniciada na última sexta-feira, dia 15. O procurador-geral de Justiça Wellington César Lima e Silva esteve no prédio no final da tarde de ontem, dia 18, para verificar o encaminhamento da mudança e visitar as instalações dos Centros de Apoio.

Além de informar-se sobre as diretrizes que vêm sendo adotadas para a transferência dos órgãos da administração do MP para a nova sede, o PGJ, que suspendeu as férias para realizar a visita, reuniu-se com o chefe de gabinete, promotor de Justiça Antônio Ferreira Villas Boas, a superintendente de Gestão Administrativa Maria Lúcia Dultra Cintra, a diretora de Modernização Tânia Mara Andrade e engenheiros do MP para debater também as providências de readequação do espaço da sede da Instituição na Avenida Joana Angélica, bairro de Nazaré. As Promotorias de Justiça da capital se concentrarão no local, onde continuará sendo realizado o atendimento geral à população.

Ainda neste mês, as Procuradorias de Justiça Cíveis e Criminais serão transferidas para a sede do Ministério Público no CAB. Em seguida, ocorrerá a mudança da Corregedoria-Geral, da Ouvidoria e do Gabinete do Procurador-Geral de Justiça.


ASCOM/MP – Telefones: (71) 3103-6505/ 6502/ 6567

TJ BA: Corregedoria-Geral de Justiça lança campanha Pai Presente

  A Corregedoria-Geral de Justiça lança nesta segunda-feira (4/7), o projeto Pai Presente, uma campanha de mobilização para identific... thumbnail 1 summary
 
A Corregedoria-Geral de Justiça lança nesta segunda-feira (4/7), o projeto Pai Presente, uma campanha de mobilização para identificar casos de paternidade não reconhecida.

A iniciativa é resultado de um levantamento realizado pelo Conselho Nacional de Justiça, no ano passado, com alunos de escolas públicas e particulares em todo o país.

Estima-se que cerca de 3,8 milhões de pessoas com menos de 18 anos não tenham o nome do pai nos seus registros de nascimento. Os dados foram checados e encaminhados pelo CNJ depois de pesquisar e identificar informações no cadastro do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais). Só em Salvador 45.236 pessoas estão nessa situação.

Desses 5.414 (12%) são alunos matriculados em escolas particulares e 39.822 (88%) estão estudando em escolas públicas estaduais e municipais.

Sobre a Campanha PAI PRESENTEA campanha PAI PRESENTE visa sensibilizar e mobilizar as mães de cerca de 45.236 crianças, jovens e adolescentes que não têm o nome do pai no registro civil de nascimento. Possibilitando que as genitoras informem o suposto pai que serão convocados para promover o reconhecimento das respectivas paternidades, assumindo, dessa forma as suas responsabilidades, contribuindo para o bom desenvolvimento psicológico e social dos filhos. Todas as mães receberão um programa explicativo e uma notificação que deverá ser entregue preenchido.

O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia montou uma estrutura para receber os formulários de notificação em uma rede ampla de atendimento judiciário.

Para mais informações, envie um e-mail para paipresente@tjba.jus.br ou ligue 0800 284 2252 (9h às 12h e 14h às 17h).

O que diz a leiDe acordo com o artigo 27 do Estatuto da Criança e do Adolescente, "o reconhecimento do estado de filiação é direito personalíssimo, indisponível e imprescritível, podendo ser exercitado contra os pais ou seus herdeiros, sem qualquer restrição, observado o segredo de Justiça".

Baixe aqui a notificação.
Baixe aqui o formulário.

Mais Informações acesse: TJ BA PDF Imprimir E-mail
 
Fonte: Tribunal de Justiça do Estado da Bahia

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Juazeiro do Norte - CE: 100 anos de sonho e de fé

  Cerimônia de reinauguração da estátua ocorreu ontem à noite (FOTO: IGOR DE MELO ) Thiago Mendes thiagomendes@opovo.... thumbnail 1 summary
Cerimônia de reinauguração da estátua ocorreu ontem à noite (FOTO: IGOR DE MELO
)  
Cerimônia de reinauguração da estátua ocorreu ontem à noite (FOTO: IGOR DE MELO )

Thiago Mendes
thiagomendes@opovo.com.br

Igor de Melo
ENVIADOS A JUAZEIRO DO NORTE
igordemelo@opovo.com.br


O sonho de Padre Cícero se fez real. Juazeiro do Norte completa cem anos de emancipação e fé
 
Quando Padre Cícero pôs os pés no então distrito cratense de “Joaseiro”, veio apenas para celebrar a missa do Natal de 1871. Naquela noite, porém, depois de tantas rezas e confissões em uma terra sem sacerdote, uma visão durante o sono do padre recém-ordenado marcaria o início da cidade que hoje completa cem anos de emancipação política.

Conforme relatou o padre em cartas ao então bispo dom Joaquim, Cristo apareceu em sonho, dizendo-lhe: “Cícero, tome conta deles”, em referência à multidão de pobres moradores do lugar. No ano seguinte, Cícero atende o chamado e se muda para “Joaseiro”.

A fama do padre acolhedor e milagroso corre sertões a ponto de a localidade abrigar 20 mil pessoas em 1909. Em 1911, o distrito se torna cidade e escolhe Cícero como prefeito. “A cidade foi criada e santificada na fé e no trabalho de Padre Cícero”, resume o escritor Geraldo Barbosa. O pesquisador conta que o lugar se formou no trabalho do “Padim” como “orientador das almas, protetor dos pobres e do médico que ensinava remédios caseiros para os doentes”.

Com a marca de ser a “cidade escolhida” por Deus, explica Geraldo, tudo cresceu depressa em Juazeiro do Norte até hoje, dia do centenário. “É um fenômeno. São não sei quantos supermercados, o aeroporto com 35 mil viagens por mês. Juazeiro explodiu em cultura e ensino superior”, enumera Geraldo, de 87 anos. Para ele, a expansão vai ser ainda maior. “Todos vêm se abastecer aqui, gente de 80 municípios que não precisam ir a Capital”, contabiliza.

Na avaliação do pesquisador, o desenvolvimento vai demandar mudanças na infraestrutura. “Ou se manda fazer viadutos, (avenidas) perimetrais ou o estrangulamento passa a ser o caos”, projeta.

Futuro
O prefeito de Juazeiro do Norte, Manoel Santana, enxerga no crescimento atual a sequência dos projetos de padre. “Quando vejo esse crescimento educacional (de cursos superiores), lembro da preocupação de Padre Cícero com a vinda do colégio salesiano. Ele viu chegar o primeiro trem a Juazeiro. Hoje temos o metrô”, detalha.

Para Santana, nos próximos anos a cidade deve se consolidar como polo universitário e comercial, trazendo crescimento generalizado. Até 2012, fim de sua gestão, o prefeito aponta como prioridades o ordenamento dos espaços urbanos e a finalização do centro de apoio aos romeiros.

“Vamos investir em pavimentação e macrodrenagem, com projeto de R$60 milhões aguardando liberação (de verba). São 1.280 casas em fase de acabamento, do programa Minha Casa Minha Vida, e 600 habitações populares”, cita.

Programação de hoje
5 horas - Alvorada Festiva.

8 horas - Ato cívico e desfile da identidade da cidade centenária

16 horas - Casamento coletivo de cem casais, no ginásio poliesportivo.

17 horas - Missa na Basílica de Nossa Senhora das Dores.

18h30min - Corte de bolo e show pirotécnico, na Praça dos Romeiros.

19h30min - Lançamento de selo e carimbos alusivos aos 100 anos.

21 horas - Show com Ivete Sangalo, Luiz Fidélis e Maurício Jorge no Parque de Eventos Padre Cícero.

PJ e movimentos sociais lançam Campanha Contra a Violência e o Extermínio de Jovens em Manaus

por: CNBB Na sexta-feira, 22, das 9h às 11h, as Pastorai... thumbnail 1 summary
cartaz-campanhaviolenciaexterminioNa sexta-feira, 22, das 9h às 11h, as Pastorais da Juventude irão lançar na Escola Municipal Themístocles Gadelha, na zona leste de Manaus (AM) o Seminário Estadual da Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens.

A Campanha trata-se de uma ação articulada de diversas organizações para levar à sociedade o debate sobre as diversas formas de violência contra a juventude, especialmente o extermínio de milhares de jovens que está acontecendo no Brasil.

O Lançamento do Seminário em Manaus é uma realização das Pastorais da Juventude, com apoio de diversos Movimentos Sociais e Poder Público, e tem como objetivo denunciar a violência e mobilizar a sociedade no que se refere aos debates sobre extermínio de jovens, segurança pública, sistema carcerário, direitos humanos e outros tipos de violência, promovendo conscientização e desencadeando ações que possam mudar essa realidade de violência e morte.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CNBB
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303

“A sociedade contemporânea vive a democratização da cultura e da informação”, diz pesquisadora

  por: CNBB A professora do Departamento de Sociologia e Polític... thumbnail 1 summary
muticomrjmesadequinta-feiraA professora do Departamento de Sociologia e Política da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e pesquisadora, Sanduza Naves, falou no painel da manhã dessa quinta-feira, 21, no 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), sobre “O Lugar dos Jovens na Construção da Sociabilidade Contemporânea”.

A professora, que ministra Antropologia da Música, fez um levantamento, ao longo dos anos de trabalho, sobre a relação da música com a mensagem que ela quer passar ao ouvinte. “Estudo as mensagens das músicas, as capas dos Longs Plays (LP), dos Compact Disks (CD) e os Digital Versatile Disc (DVDs), dos anos 60 até o tempo atual. Estudo também a criação, utilização e consumo das novas formas de compactação de músicas, como os chamados MP3”, disse.

muticomrjprosanduzaSanduza se diz preocupada com a individualização dos seres humanos. “Estou realmente preocupada com a nossa sociedade, que cada vez mais é individualista, que senta num coletivo, coloca os fones de seu tocador de MP3 nos ouvidos e segue a viagem, sem nem saber que se senta ao seu lado. A geração atual é ávida por conhecimento, mas é cada vez mais alienada. A novidade é algo marcante na nossa sociedade. As pessoas não conseguem nem ouvir uma música inteira em seus aparelhos, aflitos por novidades. Onde isso vai parar? Nós ainda não sabemos”, exclamou.

Ainda segundo a pesquisadora, há a reação de alguns grupos que estão se afastando da tecnologia e voltando a consumir produtos menos tecnológicos, como os antigos discos em vinil, ou os LP.

A professora Sanduza Naves falou sobre as novas formas de tecnologia, como a utilização de “nuvens” de armazenamentos de informações, ou seja, “determinados dados, em seus computadores, salvos nas chamadas ‘nuvens’ não ficam armazenados nos Hard’s Disk (HD), em sua casa, mas sim, arquivados em compartimentos online chamados de ‘nuvem’, que podem ser acessados de qualquer computador, celular ou meio que tenha acesso à internet”, explicou Sanduza.

Sanduza Naves fechou sua palestra afirmando que a sociedade atual vive uma democratização da cultura e da informação.

Violência e comunicação

muticomrjsilviaramosA cientista social, da Universidade Cândido Mendes, Silvia Ramos, falou sobre o tema “Juventude, violência e comunicação”. Ela, que trabalha em projetos sociais nas periferias e favelas do Rio de Janeiro, destacou as mídias sociais, como blogs, twitter e facebook, como os principais meios de comunicação para se conhecer a realidade, local e global.

“Os novos meios de comunicação estão trazendo a voz do povo oprimido para a agenda social. Eu não preciso mais me sentar em frente à televisão às 20:30h para saber o que está acontecendo no Brasil. Eu abro os sites e blogs e vejo o que aconteceu naquele dia em Copacabana, Leblon, Brasília (DF), São Paulo (SP), Estado Unidos, Espanha, ou o Complexo de Favelas do Alemão (RJ). As tecnologias e as redes sociais estão democratizando a informação”, ressaltou Silvia Ramos.

Em sua palestra, a socióloga destacou como “essencial” no jornalismo atual que o que importa não é o furo da informação, mas como apresentá-la ao consumidor.

“O diferencial não é mostrar a violência, o sangue jorrando ou o extermínio, mas como apresentar, de forma humanizada, à informação”, disse Silvia Ramos.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CNBB
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303

Propaganda brasileira acusada de promover pedofilia perde prêmios de Cannes

A agência brasileira Moma, responsável pela criação de duas peças publicitárias acusadas de terem conteúdo pedófilo, teve os prêmios ganho... thumbnail 1 summary
A agência brasileira Moma, responsável pela criação de duas peças publicitárias acusadas de terem conteúdo pedófilo, teve os prêmios ganhos no festival internacional de Cannes cancelados pelo Estadão, representante oficial do Cannes Lions no Brasil. De acordo com o site CCSP (Clube de Criação de São Paulo), o Leão de Prata na categoria Press e Leão de Bronze em Outdoor conquistados com campanha de ar-condicionado para Kia Motors (“Teacher” e “Princess”) foram conquistados de forma irregular.

Leia mais:

Propaganda brasileira premiada em Cannes é acusada de promover pedofilia; agência nega


Divulgação

Trecho da propaganda criada pela agência Moma (clique para vê-la completa) 


"As regras do Cannes Lions determinam que, se solicitadas, deverão ser oferecidas provas de que as campanhas foram de fato veiculadas e que foram legitimamente criadas para um cliente pagante. Apesar das várias conversas, a Moma Propaganda não ofereceu as evidências exigidas e, portanto, os prêmios foram cancelados”, afirmou Philip Thomas, CEO do Festival, segundo o CCSP. 
 
Em comunicado, a agência lamentou o ocorrido. "Esta decisão foi tomada em conjunto com a organização do festival, sendo resultado de uma série de fatores e profunda análise. A agência optou por não prosseguir com sua defesa, tendo em vista diminuir a exposição de todos que, de alguma forma, foram envolvidos nesse processo."

As propagandas feitas pela Moma pretendiam vender o ar condicionado Dual Zone, que oferece temperaturas diferentes dentro do mesmo veículo. Histórias em quadrinhos sobre a Bela Adormecida e um diálogo entre uma aluna e um professor foram usadas para ilustrar a proposta. Elas foram consideradas inadequadas pela KMA (Kia Motors America).

Leia mais:
'A Árvore da vida' leva a Palma de Ouro em Cannes
Lars Von Trier classifica sua declaração sobre Hitler como uma estupidez
Ensaio fotográfico crítico à pedofilia exibe crianças nuas e causa polêmica na Colômbia
EUA, Espanha e México são os principais consumidores de pornografia infantil, diz relatório

"Estamos fazendo o possível para informar o consumidor e a mídia que não foi a Kia Motors America que aprovou o anúncio e que, da mesma forma que os consumidores americanos, consideramos as peças totalmente ofensivas e inapropriadas", afirmou em junho Michael Sprague, vice-presidente de Marketing e Comunicação da KMA.

A Moma lamentou a polêmica levantada em torno das peças – avaliadas por 32 pessoas de diversas nacionalidades em Cannes e que "não levantaram qualquer polêmica” no momento da avaliação. 

Unicef: 780 mil crianças podem morrer de fome na Somália

O Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) elevou nesta sexta-feira (22/07) para 780 mil o número de crianças que vivem em territó... thumbnail 1 summary
O Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) elevou nesta sexta-feira (22/07) para 780 mil o número de crianças que vivem em território da Somália e correm o risco de morrer de fome se não receberem ajuda imediata.

"Estamos falando apenas da Somália", relatou em entrevista coletiva a porta-voz do Unicef em Genebra, Marixie Mercado, que acrescentou que o número total de crianças em situação de "desnutrição severa" na Somália, Quênia e Etiópia é de 2,3 milhões neste momento.

O dado supera o divulgado na terça-feira pelo Acnur (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados), que cifrou em 500 mil a quantidade de crianças que enfrentam "um iminente risco de morte" na Somália. A ONU decretou na quarta-feira a situação de crise de fome em duas regiões do sul da Somália, Bakool e Lower Shabelle, uma circunstância que não era observada no país desde 1992.

Leia mais:
ONU declara crise de fome em duas regiões do sul da Somália
Desnutrição severa dos refugiados da Somália supera 50%, diz ACNUR
FSM: Não se pode trocar neoliberalismo por nacionalismo atrasado, diz Lula
Fórum Social Mundial vai discutir realidade africana a partir de amanhã em Dacar

Nas últimas horas, as Nações Unidas frisaram que se trata da "pior crise alimentar" dos últimos anos, e redobrou seus esforços para que a comunidade internacional contribua com os recursos financeiros necessários para combatê-la. A organização internacional solicitou a seus membros US$ 1,9 bilhão para ajudar à Etiópia, Quênia e Somália, mas por enquanto só recebeu menos da metade dessa quantia.

"Temos um rombo de US$ 1 bilhão", disse na quinta-feira a subsecretária geral para a Ocha (Coordenação de Assuntos Humanitários da ONU), Valerie Amos, que advertiu que a crise vai ser longa.

Neste contexto, o Unicef anunciou nesta sexta-feira que deve iniciar um plano especial para aumentar de maneira maciça suas operações humanitárias no Chifre da África (Somália, Etiópia, Djibuti e Eritreia). "Estamos preparando nossa capacidade logística para entregar provisões de alimentos suplementares sem precedentes por toda a região", declarou Shanelle Hall, diretora de provisões do Unicef.

Leia também:
Repatriação de refugiados cai ao menor nível em 20 anos, diz ONU 
Equador é maior receptor de refugiados da América Latina 
Relatório denuncia abusos contra refugiados no Sri Lanka 

"Se quisermos salvar vidas, temos que atuar agora. Temos que fazer chegar quantidades enormes de remédios, vacinas e provisões nutricionais na região o mais rapidamente possível e entregá-los às crianças que mais necessitam", declarou Hall.

Desde o início de julho, o Unicef conseguiu fazer chegar 1.300 toneladas de provisões às áreas do sul da Somália mais afetadas pela seca e o conflito armado, os causadoras desta catástrofe humana.

Mas o esforço é claramente insuficiente, visto que a previsão é que apenas 240 mil crianças serão beneficiados pela ajuda do Unicef, que estima que precisará de US$ 100 milhões até o final de ano para poder executar a operação com sucesso. 
 

quinta-feira, 21 de julho de 2011

CMAS e SMAS promovem a IV Conferência Municipal de Assistência Social

Escrito por Liberdade FM    O Conselho Municipal de Assistência Social e a Secretaria Municipal de Assistência Soci... thumbnail 1 summary
Escrito por Liberdade FM   
suasO Conselho Municipal de Assistência Social e a Secretaria Municipal de Assistência Social realizam entre os dias 28 e 29 de julho a IV Conferência Municipal de Assistência Social. 

Com o tema "Consolidar o Sistema Único de Assistência Social e Valorizar seus Trabalhadores", a Conferência será aberta a toda a população para debater e apreciar as discussões que serão colocadas em pauta.

A Conferência será realizada no CRP – Clube Recreativo de Poções. No dia 28 o horário será das 14h às 17h e no dia 29, das 8h às 17h.

Concurso para o INSS é autorizado e deverá acontecer ainda neste ano

Escrito por Liberdade FM    O Ministério da Previdência Social divulgou nesta quarta-feira (20) que a presidente Dilma... thumbnail 1 summary
Escrito por Liberdade FM   
Concurso-INSS-2011O Ministério da Previdência Social divulgou nesta quarta-feira (20) que a presidente Dilma Rousseff autorizou, em caráter excepcional, a realização de um novo concurso público para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 

Segundo o ministério, o concurso deverá ser realizado neste ano; não há previsão do mês. O número de vagas e os cargos ainda serão definidos por técnicos da Previdência.

Todas as vagas serão abertas em novas agências do plano de expansão da rede de atendimento, que prevê a implantação de 720 novos postos da Previdência em cidades com mais de 20 mil habitantes que não possuem unidades fixas prestando todos os serviços previdenciários. Desse total, 71 já foram inauguradas. Até o final de 2014, as 649 unidades restantes deverão ser abertas, diz o ministério.

Fonte: G1

Estão abertas as inscrições para a I Mostra Cinema Poções

Entre os dias 05 e 07 de agosto, o CineClube Tela em Transe realizará a I Mostra Cinema Poções em homenagem ao cineasta Tuna Espinhei... thumbnail 1 summary
mostra_cinema Entre os dias 05 e 07 de agosto, o CineClube Tela em Transe realizará a I Mostra Cinema Poções em homenagem ao cineasta Tuna Espinheira, um dos ícones do cinema baiano, que passou sua infância em Poções.

Na programação estão inclusos exibição de filmes, mesas redondas e exposição fotográfica. Todas as atividades serão realizadas na Câmara de Vereadores.

Para participar do evento basta realizar a inscrição no site: www.mostracinemapocoes.com.br

As vagas são limitadas para a Oficina de Roteiro. Faça também a inscrição para a Mesa redonda. Os participantes da Oficina e da Mesa redonda terão direito a certificado.

Acesse: 
http://www.mostracinemapocoes.com.br/

http://www.cinetelaemtranse.blogspot.com/

Tuna Espinheira é o homenageado da I Mostra Cinema Poções

Tuna Espinheira, cineasta baiano e, antes de tudo, poçõense. Ainda criança, despertou o interesse por filmes ao frequentar os cinema... thumbnail 1 summary
Tuna Espinheira, cineasta baiano e, antes de tudo, poçõense. Ainda criança, despertou o interesse por filmes ao frequentar os cinemas da cidade de Poções. 

Começou a atuar no cinema como assistente de produção e ator no longa-metragem Sonhos de Vampiro, direção de Iberê Cavalcanti, em 1969. Neste mesmo ano dirigiu o seu primeiro documentário, Luiz Gonzaga, o Rei do Baião

De lá para cá, foram mais de 30 filmes em que trabalhou não só como diretor, mas também como ator, assistente de produção, editor, entre outros trabalhos. Em 2003, Tuna Espinheira dirigiu seu primeiro longa-metragem de ficção, o premiadíssimo filme Cascalho, um dos destaques da I Mostra Cinema Poções. O filme é uma adaptação do livro homônimo de Herberto Sales e foi gravado em Andaraí, na Chapada Diamantina.

Tuna Espinheira é um dos ícones do cinema baiano, sobretudo do documentário, gênero que a Mostra exibe três produções do cineasta: 2 de Julho, A Festa da Independência da Bahia (1998); O Bruxo Bel Borba(1999) e Leonel Mattos em 24 Quadros por Segundo (2010).

A I Mostra Cinema Poções presta esta homenagem a Tuna Espinheira, dedicando em sua programação a exibição de alguns de seus filmes. O premiado documentarista volta à cidade depois de 50 anos trazendo uma vasta bagagem que o torna um dos grandes nomes do cinema baiano.
 
Fonte: [http://www.mostracinemapocoes.com.br]

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Dia do amigo: saiba como surgiu esta data

O Dia do Amigo foi criado em Buenos Aires, na Argentina, pelo professor de filosofia e músico Enrique Ernesto Febbraro. Ele se inspirou na... thumbnail 1 summary
O Dia do Amigo foi criado em Buenos Aires, na Argentina, pelo professor de filosofia e músico Enrique Ernesto Febbraro. Ele se inspirou na chegada do astronauta norte-americano Neil Armstrong à lua, no dia 20 de julho de 1969, dizendo que era uma fantástica conquista da humanidade além de ser uma oportunidade para fazer novos amigos em outras partes do universo.

Em 1979, um decreto-lei estipulou a data como um evento oficial da Argentina e, ao longo dos anos, ela foi adotada em outros países como França, Itália e Portugal.

No Rio, a Lei 5.287, de autoria do deputado João Pedro, foi sancionada pelo governador Sérgio Cabral e publicada no Diário Oficial. Portanto, a data faz parte do calendário oficial do estado do Rio de Janeiro, mas não foi decretado feriado.



[http://virgula.uol.com.br]
[http://tvteresina.wordpress.com] 
[http://www.cartooes.com]

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Clipping de Notícias - Portal ANDI

Censo aponta atraso em escolas do Brasil Veículo(s) A notícia foi publicada nos principais jornais do País - Brasi... thumbnail 1 summary
Censo aponta atraso em escolas do Brasil
Veículo(s) A notícia foi publicada nos principais jornais do País - Brasil
Dados do Censo Escolar 2010 sobre as taxas de distorção idade-série revelam que um em cada cinco estudantes brasileiros do ensino fundamental está atrasado na escola. No ensino médio, pelo menos três em cada dez alunos também estão nessa situação. Pela legislação que organiza a oferta do ensino no País, a criança deve ingressar aos 6 anos no 1° ano do ensino fundamental e concluir a etapa aos 14. Já na faixa etária dos 15 aos 17 anos, o jovem deve estar matriculado no ensino médio. De 2008 a 2010, o percentual de alunos fora da série adequada para a idade registrou leve alta. Em 2008, a taxa era 22,1% no ensino fundamental, passou para 23,3% em 2009 e para 23,6% em 2010. No ensino médio, o percentual era de 33,7% em 2008, foi para 34,4% no ano seguinte e chegou a 34,5% no ano passado.

 Ministra anuncia ações contra a exploração sexual comercial
Veículo(s) A Tarde - BA
Na abertura do seminário promovido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) sobre os 21 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), ontem (13), em Brasília (DF), a ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH), Maria do Rosário, anunciou que serão realizadas ações específicas de prevenção à exploração sexual comercial de crianças e adolescentes nas cidades-sede da Copa do Mundo e em regiões onde serão construídas as hidrelétricas de Jirau (RO) e Belo Monte (PA). "Nossa atitude é totalmente preventiva. Estamos planejando ações de fortalecimento dos conselhos tutelares, há uma operação já organizada para a região de Belo Monte e Jirau. Há um afluxo muito grande de homens nessas grandes obras e, por isso, temos essa preocupação", disse.

Ministério da Educação divulga resultado da segunda chamada do ProUni
Veículo(s) A notícia foi publicada nos principais jornais do País - Brasil
O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira (12) o resultado da segunda chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni). O programa tem como objetivo oferecer bolsas de estudo, integrais ou parciais em instituições privadas de ensino superior. Os beneficiados devem entregar os documentos exigidos (identidade, comprovantes de residência, rendimentos do aluno e família), que comprovem as informações descritas na ficha de inscrição, na unidade de ensino até o dia 19 de julho. A terceira chamada está prevista para 25 de julho. Após as três convocações, os candidatos excluídos da pré-seleção ou pré-selecionados em cursos sem formação de turma podem manifestar interesse em entrar na lista de espera.

Fonte: Portal ANDI

Municípios do Semiárido baiano participam de quarta etapa do Selo UNICEF

Por: Portal ANDI Nesta edição, adolescentes participam de oficinas para jovens lideranças. Representantes dos CMDCAs farão t... thumbnail 1 summary
Por: Portal ANDI
Nesta edição, adolescentes participam de oficinas para jovens lideranças. Representantes dos CMDCAs farão treinamento sobre desenvolvimento infantil. 

Os 204 municípios do Semiárido baiano em busca do Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012, têm encontro marcado para avançar no debate sobre o fortalecimento das políticas sociais para a infância e adolescência. O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) promove, neste mês de julho, o 4º ciclo de capacitação do programa na Bahia, com o objetivo de discutir estratégias de promoção do desenvolvimento infantil, do direito à comunicação e da participação de adolescentes. Os primeiros encontros ocorreram em Juazeiro (06/07) e Barreiras (14/07). No próximo dia 20, ocorrerá em Vitória da Conquista e nos dias 26 e 27, será em Feira de Santana.

 Nesta edição, adolescentes estão sendo convidados a participar de oficinas específicas para jovens lideranças, com material e metodologia desenvolvidos para este público. A partir de vídeos, músicas, charges e dinâmicas, eles vão debater a importância da garantia do direito à comunicação para fazer valer outros direitos humanos. As meninas e meninos integrantes das Comissões Municipais Pró-Selo também vão trocar experiências sobre como estão atuando em escolas e comunidades para promover o desenvolvimento social, além de debater mecanismos para fortalecer a sua participação em espaços de decisão sobre temas que afetam as suas vidas.

Os técnicos e gestores que coordenam o Selo nos municípios e os representantes dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) vão participar de um treinamento paralelo sobre desenvolvimento infantil. A agenda do encontro prevê exposições e debates sobre a importância dos primeiros seis anos de vida na formação dos indivíduos e as políticas públicas brasileiras para esta faixa etária.

Cada município receberá o seu relatório de acompanhamento, produzido pelo UNICEF, com indicadores sociais que estão sendo monitorados no programa e serão considerados na avaliação final dos concorrentes à certificação Selo 2009-2012. O documento reúne informações referentes ao pré-natal, mortalidade infantil, desnutrição, imunização, aleitamento materno, entre outros dados que retratam a situação das crianças e adolescentes nos municípios.

Os participantes vão conhecer a experiência das cidades de Canela/RS, Acará e Castanhal/PA na realização da Semana do Bebê - iniciativa que incentiva o envolvimento de pessoas e entidades dos diversos setores em ações voltadas para a melhoria da vida das crianças pequenas. Eles também vão conversar sobre o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), ferramenta de acompanhamento do estado nutricional das crianças, capaz de produzir informações sobre disponibilidade de alimentos, qualidade da dieta consumida e desnutrição, entre outras.

“Nosso objetivo é estimular os municípios a utilizar o SISVAN e a promover a Semana do Bebê. Queremos reforçar a importância da atenção e cuidados na primeira infância, divulgar instrumentos que apoiam a elaboração de políticas para as crianças de até seis anos, contribuir para colocar o desenvolvimento infantil na agenda dos municípios e articular os diversos setores e segmentos da população em iniciativas voltadas para a garantia dos direitos das crianças pequenas”, diz Vilma Cabral, gestora de programas do UNICEF e coordenadora técnica do Selo na Bahia.

Os próprios municípios apresentarão boas práticas desenvolvidas nos três temas do Eixo de Participação Social do Selo: Educação para a Convivência com o Semiárido; Cultura e Identidade: Comunicação para a igualdade étnico-racial; e Esporte e Cidadania.

O Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012 é uma iniciativa do UNICEF em parceria com a Petrobras, Comitê Gestor Estadual do Pacto Nacional Um mundo para a criança e o adolescente do Semiárido e Juspopuli Escritório de Direitos Humanos.

(Fonte: Unicef)
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial