sexta-feira, 22 de julho de 2011

Juazeiro do Norte - CE: 100 anos de sonho e de fé

  Cerimônia de reinauguração da estátua ocorreu ontem à noite (FOTO: IGOR DE MELO ) Thiago Mendes thiagomendes@opovo.... thumbnail 1 summary
Cerimônia de reinauguração da estátua ocorreu ontem à noite (FOTO: IGOR DE MELO
)  
Cerimônia de reinauguração da estátua ocorreu ontem à noite (FOTO: IGOR DE MELO )

Thiago Mendes
thiagomendes@opovo.com.br

Igor de Melo
ENVIADOS A JUAZEIRO DO NORTE
igordemelo@opovo.com.br


O sonho de Padre Cícero se fez real. Juazeiro do Norte completa cem anos de emancipação e fé
 
Quando Padre Cícero pôs os pés no então distrito cratense de “Joaseiro”, veio apenas para celebrar a missa do Natal de 1871. Naquela noite, porém, depois de tantas rezas e confissões em uma terra sem sacerdote, uma visão durante o sono do padre recém-ordenado marcaria o início da cidade que hoje completa cem anos de emancipação política.

Conforme relatou o padre em cartas ao então bispo dom Joaquim, Cristo apareceu em sonho, dizendo-lhe: “Cícero, tome conta deles”, em referência à multidão de pobres moradores do lugar. No ano seguinte, Cícero atende o chamado e se muda para “Joaseiro”.

A fama do padre acolhedor e milagroso corre sertões a ponto de a localidade abrigar 20 mil pessoas em 1909. Em 1911, o distrito se torna cidade e escolhe Cícero como prefeito. “A cidade foi criada e santificada na fé e no trabalho de Padre Cícero”, resume o escritor Geraldo Barbosa. O pesquisador conta que o lugar se formou no trabalho do “Padim” como “orientador das almas, protetor dos pobres e do médico que ensinava remédios caseiros para os doentes”.

Com a marca de ser a “cidade escolhida” por Deus, explica Geraldo, tudo cresceu depressa em Juazeiro do Norte até hoje, dia do centenário. “É um fenômeno. São não sei quantos supermercados, o aeroporto com 35 mil viagens por mês. Juazeiro explodiu em cultura e ensino superior”, enumera Geraldo, de 87 anos. Para ele, a expansão vai ser ainda maior. “Todos vêm se abastecer aqui, gente de 80 municípios que não precisam ir a Capital”, contabiliza.

Na avaliação do pesquisador, o desenvolvimento vai demandar mudanças na infraestrutura. “Ou se manda fazer viadutos, (avenidas) perimetrais ou o estrangulamento passa a ser o caos”, projeta.

Futuro
O prefeito de Juazeiro do Norte, Manoel Santana, enxerga no crescimento atual a sequência dos projetos de padre. “Quando vejo esse crescimento educacional (de cursos superiores), lembro da preocupação de Padre Cícero com a vinda do colégio salesiano. Ele viu chegar o primeiro trem a Juazeiro. Hoje temos o metrô”, detalha.

Para Santana, nos próximos anos a cidade deve se consolidar como polo universitário e comercial, trazendo crescimento generalizado. Até 2012, fim de sua gestão, o prefeito aponta como prioridades o ordenamento dos espaços urbanos e a finalização do centro de apoio aos romeiros.

“Vamos investir em pavimentação e macrodrenagem, com projeto de R$60 milhões aguardando liberação (de verba). São 1.280 casas em fase de acabamento, do programa Minha Casa Minha Vida, e 600 habitações populares”, cita.

Programação de hoje
5 horas - Alvorada Festiva.

8 horas - Ato cívico e desfile da identidade da cidade centenária

16 horas - Casamento coletivo de cem casais, no ginásio poliesportivo.

17 horas - Missa na Basílica de Nossa Senhora das Dores.

18h30min - Corte de bolo e show pirotécnico, na Praça dos Romeiros.

19h30min - Lançamento de selo e carimbos alusivos aos 100 anos.

21 horas - Show com Ivete Sangalo, Luiz Fidélis e Maurício Jorge no Parque de Eventos Padre Cícero.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Nenhum comentário

Postar um comentário