quinta-feira, 21 de julho de 2011

Tuna Espinheira é o homenageado da I Mostra Cinema Poções

Tuna Espinheira, cineasta baiano e, antes de tudo, poçõense. Ainda criança, despertou o interesse por filmes ao frequentar os cinema... thumbnail 1 summary
Tuna Espinheira, cineasta baiano e, antes de tudo, poçõense. Ainda criança, despertou o interesse por filmes ao frequentar os cinemas da cidade de Poções. 

Começou a atuar no cinema como assistente de produção e ator no longa-metragem Sonhos de Vampiro, direção de Iberê Cavalcanti, em 1969. Neste mesmo ano dirigiu o seu primeiro documentário, Luiz Gonzaga, o Rei do Baião

De lá para cá, foram mais de 30 filmes em que trabalhou não só como diretor, mas também como ator, assistente de produção, editor, entre outros trabalhos. Em 2003, Tuna Espinheira dirigiu seu primeiro longa-metragem de ficção, o premiadíssimo filme Cascalho, um dos destaques da I Mostra Cinema Poções. O filme é uma adaptação do livro homônimo de Herberto Sales e foi gravado em Andaraí, na Chapada Diamantina.

Tuna Espinheira é um dos ícones do cinema baiano, sobretudo do documentário, gênero que a Mostra exibe três produções do cineasta: 2 de Julho, A Festa da Independência da Bahia (1998); O Bruxo Bel Borba(1999) e Leonel Mattos em 24 Quadros por Segundo (2010).

A I Mostra Cinema Poções presta esta homenagem a Tuna Espinheira, dedicando em sua programação a exibição de alguns de seus filmes. O premiado documentarista volta à cidade depois de 50 anos trazendo uma vasta bagagem que o torna um dos grandes nomes do cinema baiano.
 
Fonte: [http://www.mostracinemapocoes.com.br]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Nenhum comentário

Postar um comentário