sábado, 24 de setembro de 2011

5ª Semana Social Brasileira: do Estado que temos ao Estado que queremos

A preparação para a 5ª Semana Social Brasileira, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), está em pleno andament... thumbnail 1 summary
SemenaSocialBrasileira_CNBBA preparação para a 5ª Semana Social Brasileira, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), está em pleno andamento. O articulador nacional da 5ª Semana, padre Nelito Dornelas, fez uma rápida exposição dos grandes desafios que se apresentam neste momento ao plenário da reunião do Conselho Episcopal de Pastoral, o Consep, reunido desde hoje, 20, e segue até a próxima quinta-feira, 22, na sede da Conferência, em Brasília.

Segundo o articulador, a Igreja no Brasil tem uma sólida tradição na realização desse tipo de movimento, especialmente em níveis regionais e locais. “Já em 1936, o cardeal Sebastião Leme, do Rio de Janeiro, realizava uma Semana Social. Portanto, as quatro primeiras Semanas simbolizam também um número significativo de pequenas iniciativas do mesmo tipo, isso sem esquecer que cada Semana Nacional se desdobra em eventos locais. Depois da 4ª. Semana, por exemplo, cerca de 280 encontros foram feitos para o repasse do conteúdo da Semana Nacional”, disse o padre Nelito.

peNelitoDornelas_CNBBO padre também acenou para o tema central da 5ª Semana e recomendou a atenção ao documento 91 da CNBB (Por uma Reforma do Estado com Participação Democrática) que dá os elementos centrais da reflexão que é proposta a ser feita até o final de junho de 2013.

“O papel do estado e sua urgente reforma serão os grandes desafios norteadores do estudo, do debate e da oração tanto no período preparatório quanto da realização do evento”, disse o articulador.

A data e local serão definidos no correr do processo preparatório com ampla divulgação por parte da Comissão.

Fonte: CNBB
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Nenhum comentário

Postar um comentário