terça-feira, 20 de dezembro de 2011

* Liminar contra CNJ impede controle social da magistratura, diz Ordem dos Advogados

Débora Zampier Repórter da Agência Brasil Brasília – A liminar do ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), c... thumbnail 1 summary
Débora Zampier
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A liminar do ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), contra os poderes de atuação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) provocou reação negativa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). De acordo com o presidente da instituição, Ophir Cavalcante, a decisão impede o controle social da atuação dos juízes.

A OAB integra, como interessada, a ação de inconstitucionalidade da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) que resultou na liminar de Marco Aurélio. A entidade dos advogados milita contra a tentativa de limitar a atuação do CNJ na apuração de supostas irregularidades cometidas por juízes, e considera a ação da AMB um “desserviço à sociedade”.

Para Ophir, a autonomia conferida aos tribunais pela Constituição foi relativizada com a aprovação da reforma do Judiciário de 2004. “Não teria sentido criar o CNJ e permanecer com o modelo anterior em que as corregedorias podiam tudo."

O presidente da OAB também disse que a sociedade deve se unir para exigir que o STF julgue essa questão o mais rápido possível. “É uma questão que tem repercussão muito grave para todos e para a própria dignidade da Justiça brasileira e o seu fortalecimento.”

Edição: Nádia Franco
Fonte: Agência Brasil
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Nenhum comentário

Postar um comentário