sábado, 5 de maio de 2012

Gripe: campanha de vacinação começa hoje

Ministério da Saúde pretende imunizar 24,1 milhões de pessoas até o dia 25 de maio, em 65 mil postos Da Redação, com Agência Brasil ... thumbnail 1 summary

Ministério da Saúde pretende imunizar 24,1 milhões de pessoas até o dia 25 de maio, em 65 mil postos

Da Redação, com Agência Brasil noticias@band.com.br
Mais de 24 milhões de pessoas devem ser vacinadas até 25 de maio / André Moreira/ Divulgação

    Idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 2 anos incompletos, grávidas em qualquer período da gestação, indígenas e profissionais de saúde devem procurar a partir deste sábado os postos de saúde para receber a vacina contra a gripe.


Ao todo, 65 mil postos em todo o país vão funcionar das 8h às 17h durante a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. As doses protegem contra os três tipos de vírus que mais circulam no Hemisfério Sul, entre eles o causador da influenza A (H1N1) – gripe suína, atendendo à recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A meta do governo é imunizar 24,1 milhões de pessoas até o dia 25 de maio, equivalente a 80% do público-alvo.

Esses grupos foram escolhidos para tomar a vacina, pois estudos mostram que são mais suscetíveis a doenças respiratórias. Pela primeira vez, cerca de 500 mil presos serão vacinados contra a gripe durante a campanha.
Imunização

Crianças que serão imunizadas pela primeira vez devem tomar duas doses, com intervalo de 30 dias. Aquelas que já receberam uma ou duas doses da vacina no ano passado devem receber apenas uma este ano. Os demais grupos devem tomar dose única.

A vacina não é recomendada para quem tem alergia à proteína do ovo ou apresentou reações adversas às doses anteriores. Pacientes com doenças agudas, neurológicas ou febre devem consultar um médico antes de tomar a vacina.

Em 2011, de acordo com dados do ministério, 25,134 milhões de pessoas foram vacinadas – 84% do público-alvo definido. No mesmo período, foi registrada uma redução de 64% nas mortes provocadas pelo vírus Influenza H1N1. Ao todo, 53 óbitos foram confirmados. Também no ano passado, houve queda de 44% nos casos graves da doença, que totalizaram 5.230.

Sem efeitos colaterais

O Ministério da Saúde garante que a vacina não provoca efeitos colaterais. A pessoa pode sentir somente dor leve ou sensibilidade no local da injeção. Se alguém pretende doar sangue, é preciso aguardar 48 horas após ser imunizado.

“Vale esclarecer que a vacina não provoca, de maneira nenhuma, gripe em quem tomar a dose, pois é feita de pequenos fragmentos do vírus que são incapazes de causar qualquer infecção”, afirma Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo.

“A imunização contra a gripe é fundamental para evitar complicações respiratórias decorrentes da doença, a exemplo de pneumonias”, completa.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Nenhum comentário

Postar um comentário