domingo, 19 de agosto de 2012

Receita emite grátis CPF pela internet

Todas as pessoas com título de eleitor e idade entre 16 e 25 anos podem fazer a inscrição gratuita no Cadastro de Pessoas Físicas (... thumbnail 1 summary
Todas as pessoas com título de eleitor e idade entre 16 e 25 anos podem fazer a inscrição gratuita no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) no site da Receita Federal na internet. Após preencher um formulário com informações pessoais, o CPF é criado na hora, depois do cruzamento de dados disponíveis no Fisco e em outros órgãos do governo. O internauta deve imprimir ou anotar o número. A emissão de cartões de CPF está suspensa desde 2010. 

Até agora, o registro podia ser obtido apenas em instituições conveniadas (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Correios), que cobram R$ 5,70. Algumas centrais de serviços aos cidadãos estaduais também fornecem o registro gratuitamente, como UAI (Minas Gerais) e Vapt Vupt (Goiás). O Poupatempo, de São Paulo, ainda não tem convênio com o Fisco. “A internet é uma facilidade, mas não substitui outras formas de obtenção do CPF”, disse o subsecretário de arrecadação e atendimento da Receita Federal, Carlos Roberto Occaso. 

Caso o contribuinte perca o número obtido pela internet, ele só poderá ser recuperado em uma das unidades da Receita. De acordo com o subsecretário, quem já tem CPF não pode emitir outro. “Este é um dos serviços mais modernos do mundo e é blindado à fraude”, afirmou Occaso.

Atualmente, há cerca de 170 milhões de CPFs no Brasil. A expectativa é que 200 mil interessados obtenham o número pela internet mensalmente.

Atualmente, a demanda é de 500 mil por mês. Essa diferença se dá por causa da obrigação de o contribuinte ter título de eleitor para preencher o formulário no site da Receita Federal. Célia Froufe

Fonte: Estadão.com.br (03/08/2012)
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Nenhum comentário

Postar um comentário