O ex-presidente da CNBB, dom Luciano Mendes de Almeida, falecido em 2006, ganhou mais uma obra. Foi lançado na noite de ontem, 17, durante a reunião do Conselho Episcopal Pastoral (Consep), na sede da CNBB, em Brasília, o mais novo livro sobre sua vida.
Intitulado “Dom Luciano, especial dom de Deus”, o livro é da escritora Margarida Drumond de Assis, resultado de um trabalho de pelo menos quatro anos, segundo a autora. São 1.020 páginas que colhem depoimentos e testemunhos de inúmeras pessoas que conheceram e conviveram com o arcebispo de Mariana, morto no dia 27 de agosto de 2006.
“Nesta obra, a autora Margarida Drumond de Assis nos apresenta Dom Luciano, especial dom de Deus que, na constelação das grandes estrelas, continua a brilhar ad maiorem Dei gloriam”, disse o presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha, que sucedeu dom Luciano na arquidiocese de Mariana (MG).
“Muito acertado o título desta magnífica obra. De fato, Dom Luciano é um especial dom de Deus para a Igreja e para o mundo. Irmão do outro, Doctor amoris causa deixou-nos o testemunho de uma vida dedicada a Deus e à Igreja, especialmente na Companhia de Jesus, na CNBB, no CELAM, em vários Sínodos, em Organismos da Santa Sé e sobretudo nas Arquidioceses de São Paulo e Mariana”, acrescentou dom Geraldo.
O bispo emérito de Catanduva (SP), dom Antônio Celso Queirós, amigo pessoal de dom Luciano, também exaltou a obra como uma memória dos testemunhos a favor de dom Luciano.
“Margarida Drumond de Assis nos presenteia com mil páginas dedicadas à sua pessoa (Dom Luciano). É uma impressionante coleta de testemunhos daqueles e daquelas que o conheceram e foram enriquecidos com sua fé, seu amor a Cristo e à Igreja, seu testemunho e sabedoria”, sublinhou dom Celso.
“Não conheci uma única pessoa fora da Igreja que não reconhecesse a santidade ou ao menos (quando a pessoa não tinha fé) a extraordinária estatura de Dom Luciano como homem de Deus”, ressaltou o bispo. “Não duvidamos um momento. Entre tantas graças recebidas do Senhor nestes anos, muitos recebemos a graça de conviver com um santo: Dom Luciano”, concluiu.
Visivelmente emocionada, a autora agradeceu à CNBB o apoio para a elaboração do livro. Além do Brasil, Drumond visitou a sede do Celam, em Bogotá, e o Colégio Pio Brasileiro, em Roma, para coleta de informações e testemunhos sobre dom Luciano. A obra é publicada pela Editora Universitária Candido Mendes (Educam).
“Dom Luciano, especial dom de Deus é resultado do meu desejo de proclamar a vida e a obra de alguém que, ao atender o chamado para ser sacerdote da Igreja Católica Apostólica Romana, sentiu ainda mais forte em seu íntimo o fascínio exercido por Jesus Cristo, o Filho de deus, em nome de quem percorreria todo o seu caminhar, por 59 anos, dede o início no noviciado em 1947”, disse Drumond.
A autora
Site: http://www.cnbb.org.br
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8338
Mineira de Timóteo (MG), Margarida Drumond, 58, reside Brasília (DF), é professora, jornalista, fotógrafa e revisora. Tem 14 livros publicados e atua na paróquia São José, em Taguatinga (DF).
Fonte de Pesquisa: Assessoria de Imprensa da CNBB
E-mail: imprensa@cnbb.org.brSite: http://www.cnbb.org.br
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8338
Nenhum comentário
Postar um comentário