Na noite dessa terça-feira (28), padre Estevam Santos foi nomeado pároco da Paróquia Nossa Senhora das Candeias, em Vitória da Conquista. A festa Eucarísticas, que contou com muitos fiéis da região, principalmente de Poções, e padres da Arquidiocese de Vitória da Conquista e Jequé, foi celebrada pelo Arcebispo, Dom Luis Gonzaga Pepeu.
A festa Eucarística se iniciou com a entrada dos seminaristas, diáconos, padres, e do Arcebispo diante da assembleia, que também acompanhou a cerimônia em um telão montado em uma área atrás do altar. Logo em seguida realizou-se a cerimônia de nomeação, com o Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista, Dom Luis Gonzada, entregando ao novo pároco a chave do Sacrário. Então, o padre Alessando leu a provisão de decreto de nomeação.
Agora nomeado pároco da Paróquia Nossa Senhora das Candeias, do Vicariato São Lucas, padre Estevam partilhará seus trabalhos entre as cidades de Vitória da Conquista e Poções, onde já é pároco desde 2000. Na Paróquia do Divino Espírito Santo, que corresponde aos municípios de Caetanos, Bom Jesus da Serra e Poções, ele ainda continuará sua missão por pelo menos um ano. Após esse período deverá assumir unicamente a Paróquia de Nossa Senhora das Candeias.
Durante a celebração, o Arcebispo falou da importante missão do sacerdócio e fez honrarias ao padre Estevam dizendo-lhe que “está de parabéns e é um privilegiado, que apesar de jovem carrega uma longa experiência”, e concluiu com um sermão, “meu querido irmão não tenha medo, o Senhor o chamou e Ele te guiará”.
Após vinte anos, padre Estevam volta a Vitória da Conquista para se tornar o terceiro pároco de Nossa Senhora das Candeias, sucedendo Dom Valdemir e padre Bruno. Em seu sermão, padre Estevam falou dos desafios de evangelizar em bairros de grandes cidades e que dará continuidade ao que já foi “plantado” na comunidade. Falou também sobre os seus objetivos. “Não tenho receio de propor e de questionar. Todo projeto será bem-vindo, sobretudo, se o objetivo for de tornar cada vez mais nossa Paróquia missionária”, discursou o padre. Depois dirigiu sua fala ao povo de Poções, dizendo que “o mais importante não é quem planta, mas quem faz crescer, que é o Divino Espírito Santo. Por Cristo vocês devem continuar a caminhada de discípulos missionários na querida Paróquia do Divino, sobretudo na luta por uma sociedade mais justa”.
Ao final da celebração, muitas homenagens foram feitas. O Grupo Instrumental Lúcia Maria Tavares da Mata, da pastoral da Criança de Vitória da Conquista, tocou algumas músicas para o padre Estevam. E o senhor Valter, representante da comunidade de Poções, leu uma mensagem de agradecimento.
Fonte de Pesquisa: Paróquia do Divino Espírito Santo





Nenhum comentário
Postar um comentário