sábado, 2 de abril de 2011

Setor Universidades visita cidades da Bahia auxiliando na implantação da Pastoral Universitária

Qui, 31 de Março de 2011 10:19 cnbb Atualizado - Qui, 31 de Março de 2011 11:27 ... thumbnail 1 summary


serrinha
A coordenação da Pastoral Universitária (PU) da Bahia, juntamente com a assessora do Setor Universidades, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), irmã Maria Eugênia Lloris Aguado, estão visitando diversas cidades do estado fortalecendo os laços das Universidades que tem a ação PU e conhecendo cidades que pediram apoio na implantação da Pastoral.


Desde o dia 27 de março, até o dia 3 de abril, eles percorrerão ao todo nove cidades, para divulgar, conhecer as experiências, fazer contatos e suscitar nas pessoas interesses e desejos de iniciar a Pastoral Universitária.


“A Caravana”, como está sendo chamada essa visitação, passou pela Universidade Federal do Recôncavo Baiano, em Salvador, “onde se encontrou com 15 jovens que apresentaram o desejo de iniciar um grupo de Pastoral na Universidade”, destacou irmã Eugênia.


SalvadorDepois seguiram para a cidade de Cruz das Almas, onde o padre Carlos André celebrou a eucaristia, na igreja matriz e o padre Gil André, pároco da igreja, convocou os jovens universitários interessados em conhecer o trabalho da PU a ficarem após a celebração para um bate papo. “A surpresa foi que o número de jovens que ficaram chegou a 50, onde pudemos perceber que o jovem esta sedento de algo a mais na Universidade.

Diante deste desejo, já marcamos reunião para o próximo dia 10 de abril, onde realmente irão começar um grupo de PU”, destacou a assessora do Setor Universidades.


No dia seguinte seguiram em direção a Feira de Santana, se encontraram com alguns jovens envolvidos com a pastoral na Universidade Estadual de Feira de Santana e na cidade de Amélia Rodrigues, houve o relato de ações que os jovens fazem na Universidade local.


Na terça feira, dia 29 a caravana passou o dia na cidade de Serrinha, realizando uma reunião com algumas pessoas interessadas em iniciar a PU na diocese. Pela tarde visitaram o campus da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), onde foram recebidos pelo diretor da Universidade que mostrou uma grande abertura ao projeto de iniciar a Pastoral dentro da Universidade.


eugnia_e_bisposNo dia 30 foi a vez da visitação à cidade de Alagoinhas. À tarde, a caravana retornou a Salvador, para participar do encontro com os bispos do Regional CNBB Nordeste 3 da CNBB (Bahia e Sergipe), na qual a irmã Eugênia Lloris, o padre Carlos André e a jovem Joyce Konig relataram os caminhos do Setor Universidades da CNBB, os projetos; as ações e experiências que a PU de Salvador vem realizando e falaram um pouco sobre a experiência da “Caravana”nas cidades do interior da Bahia.


“Os frutos da ‘Caravana’, antes mesmo de finalizar já estão aparecendo, um jovem de uma cidade onde não iríamos passar, entrou em contato, pedindo passássemos em sua cidade para auxiliar com a Pastoral. Ainda iremos à Itabuna, Ilhéus e Vitoria da Conquista”, destacou uma das coordenadoras da PU no estado, Joyce Konig.

Fonte: CNBB
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Nenhum comentário

Postar um comentário