A professora, que ministra Antropologia da Música, fez um levantamento, ao longo dos anos de trabalho, sobre a relação da música com a mensagem que ela quer passar ao ouvinte. “Estudo as mensagens das músicas, as capas dos Longs Plays (LP), dos Compact Disks (CD) e os Digital Versatile Disc (DVDs), dos anos 60 até o tempo atual. Estudo também a criação, utilização e consumo das novas formas de compactação de músicas, como os chamados MP3”, disse.
Ainda segundo a pesquisadora, há a reação de alguns grupos que estão se afastando da tecnologia e voltando a consumir produtos menos tecnológicos, como os antigos discos em vinil, ou os LP.
A professora Sanduza Naves falou sobre as novas formas de tecnologia, como a utilização de “nuvens” de armazenamentos de informações, ou seja, “determinados dados, em seus computadores, salvos nas chamadas ‘nuvens’ não ficam armazenados nos Hard’s Disk (HD), em sua casa, mas sim, arquivados em compartimentos online chamados de ‘nuvem’, que podem ser acessados de qualquer computador, celular ou meio que tenha acesso à internet”, explicou Sanduza.
Sanduza Naves fechou sua palestra afirmando que a sociedade atual vive uma democratização da cultura e da informação.
Violência e comunicação
“Os novos meios de comunicação estão trazendo a voz do povo oprimido para a agenda social. Eu não preciso mais me sentar em frente à televisão às 20:30h para saber o que está acontecendo no Brasil. Eu abro os sites e blogs e vejo o que aconteceu naquele dia em Copacabana, Leblon, Brasília (DF), São Paulo (SP), Estado Unidos, Espanha, ou o Complexo de Favelas do Alemão (RJ). As tecnologias e as redes sociais estão democratizando a informação”, ressaltou Silvia Ramos.
Em sua palestra, a socióloga destacou como “essencial” no jornalismo atual que o que importa não é o furo da informação, mas como apresentá-la ao consumidor.
“O diferencial não é mostrar a violência, o sangue jorrando ou o extermínio, mas como apresentar, de forma humanizada, à informação”, disse Silvia Ramos.
Fonte: Assessoria de Imprensa da CNBB
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