quinta-feira, 12 de maio de 2011

Clipping de Notícias - Portal ANDI

Evolução da presença dos temas de relevância social nos veículos impressos voltados para o público adolescente. ... thumbnail 1 summary

Evolução da presença dos temas de relevância social nos veículos impressos voltados para o público adolescente.




Em um período de dez anos (1997 a 2006) os suplementos e revistas voltados para o público adolescente foram deixando para trás abordagens prioritariamente centradas em temáticas como moda e entretenimento. Em contrapartida, pautas capazes de estimular um processo reflexivo junto a seus leitores – os chamados temas de relevância social – vieram sendo fortalecidas. 
  • Em 1997, menos de um terço dos textos publicados nos suplementos e revistas analisados focalizaram socialmente relevantes. Em 2006, 64,57% das matérias voltadas para jovens focavam em assuntos capazes de estimular reflexão.
  • Entre 2004 e 2006, houve um aumento de 12,2% na quantidade dessas reportagens.
  • Em 2006, 77% dos suplementos de jornais voltados ao público adolescente registraram temáticas de relevância social em mais da metade de seus textos. 
  • Apesar de também terem demonstrado avanços, as revistas, quando analisadas separadamente, apresentaram temáticas socialmente relevantes em apenas 33,2% de seus textos.
Conheça a evolução da cobertura dos veículos de Mídia Jovem, com foco especial no período 2005-2006, na edição especial do relatório A Mídia dos Jovens.



Miséria atinge mais crianças, indígenas e nordestinos
Veículo(s)


Aplicando a linha de miséria oficial do País, divulgada na semana passada, dados do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que os grupos mais vulneráveis são as crianças, indígenas e moradores de estados do Nordeste. Na análise por cor ou raça, a maior proporção de miseráveis está entre a população que se autodeclara indígena: 40%. A taxa é bem superior à verificada nos demais grupos: 12% (pardos), 10% (pretos), 9% (amarelos) e 5% (brancos). Outro dado significativo é a maior incidência de miséria entre crianças brasileiras. Como as famílias mais pobres têm em média mais filhos (os dados de fecundidade por renda ainda não foram divulgados), a taxa de pobreza no grupo de 0 a 14 anos é o dobro (14%) da verificada no restante da população (7%).

Senado vai investigar escândalo da merenda
Veículo(s)

As possíveis irregularidades no processo de fornecimento da merenda escolar em quatro estados do País (Bahia, Goiás, Paraíba, Rio Grande do Norte e São Paulo) vão ser investigadas pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado Federal. No domingo (8), uma reportagem de uma emissora nacional denunciou uma série de problemas na merenda escolar de várias cidades. Entre eles, o mau armazenamento dos alimentos e condições de higiene precárias nos locais de preparo dos lanches. Ontem a CE do Senado aprovou três requerimentos apresentados pela senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) que buscam a solução dos problemas. A senadora acredita que a merenda escolar está sendo tratada como lixo. “Está sem qualidade, sem supervisão, sem punição”, declarou Marisa Serrano.

Vontade de apagar o passado
Veículo(s)

Crianças e adolescentes vítimas de exploração sexual comercial ganham uma chance de “apagar” o passado e viver de maneira mais confortável com projeto ViraVida, do Sesi (Serviço Social da Indústria). O programa atende cerca de 1,2 mil jovens em 12 estados do País e oferece capacitação profissional e emprego em áreas como Moda, Hotelaria e Gestão de Negócios. Além disso, os participantes recebem atendimento médico e psicológico e uma bolsa de R$500 por mês. Jair Meneguelli, criador do projeto, afirma que o ViraVida tem o aproveitamento de 90% dos alunos. “Trata-se do resgate de vidas. Crianças e adolescentes bem jovens, pela nossa experiência, foram abusados em casa, o que lhes abre a porta da rua. Queremos mostrar outro caminho”, finaliza.

Fonte: (ANDI)
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Nenhum comentário

Postar um comentário